Dicas para aumentar o ticket médio

As pessoas frequentemente se perguntam qual o segredo das grandes empresas para se manterem no topo e seguirem fazendo sucesso ao longo do tempo. Coca-Cola, Apple, Amazon e Nike são apenas alguns exemplos de empresas que deram muito certo e são líderes em suas áreas de atuação há anos.

Seria possível, então, explicar esse sucesso e replicar as táticas delas em todas as empresas? Gostaríamos de dizer que sim, mas, infelizmente, não existe uma fórmula do sucesso que garanta a todos um lugar ao sol. O que podemos afirmar é que todas elas têm algo em comum: investem pesado na geração de valor para os clientes.

É através dessa geração de valor que as grandes empresas conseguem se manter competitivas na corrida por clientes, sem afetar negativamente seus lucros. Os métodos variam, mas todas têm como foco garantir a máxima satisfação do consumidor, através da excelência nos produtos e serviços oferecidos.

Como Conquistar os Clientes e Aumentar o Ticket Médio

Apesar de não haver um modelo que deva ser seguido à risca pelas empresas para alcançar um lugar de destaque em meio à concorrência, separamos algumas dicas que podem melhorar o desempenho da sua empresa, aumentando o ticket médio e, de quebra, encantando a clientela:

Ofereça frete grátis em compras acima de um determinado valor

Por muito tempo, o frete grátis foi o maior atrativo para convencer os clientes a consumirem produtos do e-commerce. Hoje em dia, isso não é mais regra e essa possibilidade deve ser explorada com cautela, tendo em vista os elevados custos logísticos envolvidos no transporte dos produtos.

Quando usado com sabedoria, o frete grátis pode ser uma poderosa ferramenta para aumentar o ticket médio. Ofereça-o no caso de compras acima de um valor preestabelecido (levando em conta todos os custos) e seus clientes ficarão tentados a comprar mais em troca da gratuidade desse serviço.

Para que essa estratégia funcione, no entanto, é preciso que a logística esteja bem estruturada e haja um controle efetivo de todos os processos, desde o estoque até a chegada do produto ao seu destino final, do contrário, poderão haver prejuízos indesejados.

Sugira produtos relacionados

Baseando-se nos dados fornecidos pelo histórico de compra e no comportamento de outros consumidores com gostos parecidos, é possível oferecer produtos que possuam alguma relação com aquele que o seu cliente está buscando.

Trata-se de uma boa tática, pois as vezes o cliente pode não encontrar o produto que está buscando, mas encontra um outro produto que possa substituí-lo tranquilamente, impedindo que a sua loja perca a venda.

Outro caso bastante comum ocorre quando o comprador desconhece o produto sugerido, vindo a conhecê-lo através da dica da loja. Assim, ele pode adicioná-lo ao carrinho na mesma hora, aumentando o ticket médio, ou retornar à loja em outro momento para adquiri-lo.

Ofereça descontos progressivos por volume

Outra estratégia que tem se mostrado eficiente no aumento do ticket médio consiste em oferecer descontos progressivos, de acordo com a quantidade de produtos que o cliente compra.

Estabelece-se uma quantidade base, e, a partir dela, a loja pode oferecer uma porcentagem de desconto sobre os produtos. Assim, o cliente que levaria apenas uma unidade ficará tentado a levar mais de uma, devido ao desconto oferecido na compra de vários produtos de uma só vez.

O lojista deve tomar cuidado, porém, com a gestão de estoques nesse caso, pois ao incentivar o consumo de uma quantidade maior do seu produto, o armazém deve estar ciente e preparado para atender à nova demanda, o que exige uma gestão de estoque eficiente para que não haja prejuízos.

A Importância da Experiência de Compra

Essas são apenas algumas estratégias para aumentar o ticket médio da sua loja, mas não podemos esquecer que a melhor forma de impulsionar as vendas ainda é conquistar os clientes pela excelência do produto e serviço oferecido. Dessa forma, eles voltarão a comprar na sua loja e se tornarão promotores da sua marca, indicando-a para as pessoas do seu círculo mais próximo.
Quer saber como melhorar o relacionamento com os seus clientes? Acesse esse post e descubra algumas práticas que podem ajudar nesse processo.

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